sexta-feira, 22 de abril de 2011

o Jacaré



“Se você tem um jacaré a lhe morder as pernas, a tendência natural é esquecer que seu objetivo principal era drenar o pântano”.

A metáfora é muito poderosa. 
É claro que você, que recebeu a missão de drenar o pântano, ao entrar nele e ser mordido por um jacaré imediatamente esquecerá tudo e se focará em matar o desgraçado do jacaré. 
Esse jacaré é o nosso dia-a-dia. 
Esse jacaré representa o nosso agir sem planejar, sem parar para pensar, o famoso engatar uma coisa na outra. 
Relembre o seu último dia de trabalho. 
Dirigindo no trânsito, você fez os planos do dia, organizou a agenda, planejou o tempo a ser distribuído de acordo com suas prioridades. 
Aproveitando o congestionamento, fez até uma lista usando uma folha do caderno que seu filho esqueceu no carro. 
Acabou de estacionar e do seu lado um outro gerente diz: “Não se esqueça do relatório que você me prometeu para hoje!!”. 
Pronto, o primeiro jacaré te pegou!! 
Aí é vapt, vupt, paulada no jacaré, e você consegue chegar na sua sala. 
Mal sentou, toca o telefone! 
O chefe!! 
“Você viu os resultados das vendas de ontem? Você tem que ir lá na filial falar com o supervisor!”. 
Pronto. O segundo jacaré te pegou e esse tem uma boca.... que eu vou te falar...hum!!!! 
De novo paulada para todo lado e você tenta voltar ao plano original, quando entra na sua sala um subordinado que acaba de receber uma proposta de outra empresa com 25% de aumento no fixo e 50% de aumento no variável. 
Jacarezão de boca aberta, e esse é dos cascudos. 
Senta, conversa, argumenta, discute, se emociona e a dor da mordida você já nem sente. Esta anestesiado. 
Consegue adiar a decisão dele até você falar com o RH. 
Você olha para a lista, aquela feita no caderno do seu filho, já são quase duas horas da tarde e você nem almoçou. Come uma barrinha de cereal e abre o e-mail. 
Pulam dois jacarés filhotes, dessa vez querendo morder a sua mão. 
Quarenta e sete e-mails! 
Alguns com horário da madrugada. Hammm.....e você pensa que jacaré dorme? 
Jacaré competente manda e-mail à 1h35 e ainda fala que vai trabalhar mais um pouco. 
Ao fim do dia, exausto, faminto, sem ter conseguido tomar um único café, você olha a sua lista de prioridades e se sente um lixo! 
O que é que eu fiz hoje?? ........
Nem o primeiro item.....isso mesmo....NEM O PRIMEIRO ITEM! 
E como sair dessa?
Trabalhando incansavelmente o conceito de prioridade. 
As suas prioridades são aquelas relacionadas com suas metas, são as tarefas que somam valor, são as que são significativas e claramente percebidas pelos clientes. 
Não confunda os conceitos de urgente e importante. 
A urgência é temporal, tem a ver com a cronologia das coisas, e a importância tem a ver com contexto e conteúdo. 
Trabalhe suas prioridades. 
Essas sim reúnem o melhor da urgência e da importância, pois foram planejadas por você e de acordo com suas metas e objetivos.

Não se deixe iludir pelo fato de, hoje, você conseguir matar quatro, cinco ou seis jacarés por dia. Afinal de contas.....

...........Você é avaliado mesmo é pela drenagem do pântano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário